foto 1

Em parceria com o CRESS RR, ocorreu na última terça-feira, 19 de março o curso de extensão intitulado “A questão de gênero e o atendimento às mulheres no âmbito das políticas sociais”, como parte das ações do projeto de extensão “O Trabalho do Assistente Social na Política de Assistência Social na Amazônia: a particularidade no município de Boa Vista/Roraima”, coordenado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa e do Prof. Mestre José Filho Araújo, professores do Curso de Serviço Social da UERR e membros das comissões de Trabalho e Formação Profissional e de Direitos Humanos do CRESS, respectivamente. O evento aconteceu na Universidade Estadual de Roraima – UERR/Campus Boa Vista – RR e contou com a participação de membros da gestão do CRESS RR, Assistentes Sociais, docentes e estudantes de Serviço Social.

foto 2

Através da realização de Projeto de Extensão, o CRESS RR e a UERR unem forças para contribuir com a formação permanente de assistentes sociais e com o processo de formação de discentes em serviço social.  O referido curso objetivou discutir o trabalho profissional e a relação com as demandas de gênero vinculadas à realidade social. Realizou-se uma análise da trajetória histórica das políticas públicas para mulheres, destacando as especificidades no que tange as legislações e políticas sociais, com destaque para as múltiplas determinações das violências e opressões que atingem as mulheres cotidianamente, e sobretudo da importância dos movimentos sociais na luta pelos direitos humanos e sociais. Neste contexto, discutiu-se acerca do trabalho do Assistente Social no âmbito do Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, as principais requisições, demandas e repostas. Ressalta-se a importância desta ação para subsidiar ações profissionais no enfrentamento da violência contra a mulher, sobretudo no estado de Roraima. Segundo Luziene Parnaíba, professora da UFRR e coordenadora do Observatório da Violência contra as mulheres em Roraima, as principais fontes de indicadores relacionados a violência contra a mulher apontam o estado de Roraima com grande percentual de ocorrências registradas, incluindo situações de feminicídio. A Assistente Social do Juizado de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Catarina Cruz Betel, destacou ainda a importância da prevenção e do atendimento qualificado nas diferentes áreas, pois trata-se de uma violência com múltiplas determinações, exigindo uma compreensão crítica do processo e esforços de toda a sociedade para a construção de estratégias de enfrentamento que atendam às necessidades das mulheres atendidas nas diferentes políticas sociais e órgãos de defesa e garantia de direitos. Nesta perspectiva, percebe-se a importância do Curso realizado, no sentido de promover o fortalecimento da formação permanente para o enfrentamento das violências e violações de direitos que impactam a vida das mulheres cotidianamente.

foto 3

Por fim, informamos aos assistentes sociais que o CRESS RR continuará realizando ações no âmbito do Projeto de Extensão “O Trabalho do Assistente Social na Política de Assistência Social na Amazônia: a particularidade no município de Boa Vista/Roraima”, em parceria com a UERR. As demais ações serão publicizadas nas redes sociais no decorrer deste ano e esperamos que nossos profissionais possam se inscrever e participar ativamente.

foto 4

Olá, converse conosco pelo WhatsApp

Converse conosco no WhatsApp
Close and go back to page