O Conselho Regional de Serviço Social 27º Região – Roraima, no exercício de suas funções em defesa do Serviço Social e dos direitos sociais, vem a público manifestar apoio aos e às Assistentes Sociais lotados/as no quadro de servidores/as do Hospital Coronel Mota (HCM) que recentemente foram surpreendidos/as com o pedido de apresentação imediata na Coordenação de Gestão do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/RR), sem quaisquer justificativas sobre a continuidade do Serviço Social no HCM.
O CRESS/RR manifesta profunda preocupação com a descontinuidade dos serviços prestados pelo Serviço Social no HCM até o momento, e solicita da gestão estadual maiores esclarecimentos públicos em relação ao compromisso com os direitos sociais no tocante às garantias do trabalho privativo desenvolvido pelo/a Assistente Social junto aos usuários do SUS na unidade.
Ressalta-se que o trabalho de Assistentes Sociais na Política de Saúde é histórico e notório nas distintas unidades das gestões do SUS em âmbito municipal, estadual e federal. Os/as Assistentes Sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional (CFESS, 2010, p. 41).
Deste modo, considerando a necessidade de resguardar os princípios fundamentais da ética profissional, principalmente no tocante à “defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo”, bem como o “compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população”, o CRESS RR, reitera a importância de diálogo e responsabilidade da gestão institucional com os/as profissionais de Serviço Social e seus/suas usuários/as, assim como vem requerer o restabelecimento do Serviço Social no Hospital Coronel Mota.
Boa Vista, 23 de julho de 2024
NOTA DE APOIO AO SERVIÇO SOCIAL NO HOSPITAL CORONEL MOTA SESAU RR
Laurinete Rodrigues da Silva
Conselheira Presidente
CRESS 27 REGIÃO/RR