Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa dos Santos representou o Conselho Regional de Serviço Social da 27ª Região/Roraima, no qual compõe a Comissão de Formação e Trabalho Profissional.
FOTO 1Profa Dra Teresa Cristina Moura Costa da UFPI, Profa Dra Maria Aparecida Cavalcante, Profa Dra Rosemeire dos Santos da UFT,
Profa Dra Vanda Micheli Burginski da UFT, Profa Dra Selma Brandão da UFMA, Prof Dr. Jefferson William Pereira da UFAM e Profa Dra Rita de Cássia B. Dos Santos da UERR.

Nos dias 10 e 11 de agosto de 2023, ocorreu na Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina – PI, a Oficina da Regional/Norte da Associação Brasileira de Ensino Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS, com o tema “Formação antirracista e projetos societários no contexto da flexibilização do ensino superior”, a docente do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual de Roraima – UERR, Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa dos Santos, representou o Núcleo Docente Estruturante do curso em tela, e o Conselho Regional de Serviço Social da 27ª Região/Roraima, no qual compõe a Comissão de Formação e Trabalho Profissional.

A docente, participou, na condição de palestrante e impulsionadora de debate, de duas mesas, a primeira no âmbito do Fórum Regional de Supervisão de Estágio, com o tema “Mudanças no mundo do trabalho e direção ética da formação profissional: 30 anos do Código de Ética Profissional (1993)”, e compôs a mesa do Colóquio de Graduação intitulado “curricularização da extensão na Regional Norte e os desafios para educação Superior”. A oficina regional constitui-se um espaço fundamental para o debate e análise das particularidades da região norte, em particular da Amazônia, com o objetivo de vincular a formação com a realidade social, em uma perspectiva universal, particular e singular dos fenômenos sociais. No referido evento, foram definidos encaminhamentos importantes para a formação, graduação e pós-graduação, os quais serão apresentados na Oficina Nacional que ocorrerá em outubro, na cidade de Recife-PE.

FOTO 2
Dra. Sofia Laurentino Barbosa Pereira (UFPI), Marisângela Taveira (Supervisora de campo e vice-presidência do CRESSMA),
Carla Gabriela Nobre da Silveira (Discente de graduação), Profª Jaqueline da Silva Moura (Supervisora acadêmica e Coordenadora do Curso de Serviço Social do IERSA), Glend Oliveira (vice-coordenadora da Comissão de formação do CRESS 1ª Região)

Ressalta-se que a ABEPSS é “uma entidade acadêmica e científica que coordena e articula o projeto de formação em Serviço Social no âmbito da graduação e pós-graduação, destaca-se que a Oficina Nacional e as Oficinas Regionais, são promovidas a cada dois anos, com o objetivo de analisar, debater e deliberar acerca de temas importantes para o fortalecimento da área”. Segundo o disposto no site institucional as “oficinas expressam o momento e espaço fundamental para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, a articulação entre a graduação e a pós-graduação, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de área, dentre outras”.[1]

A Profa. Dra. Rita de Cássia ainda ressaltou que “A oficina foi muito produtiva, linda e potente, foram 02 dias de muitos debates, as atividades iniciavam às 8h e se estendiam até às 20h, sendo que no segundo dia foi até às 21h.” e ainda agradeceu a oportunidade em representar o CRESS/RR e a Comissão de Trabalho e Formação.

Texto: Profa. Dra. Rita de Cássia

Edição: Comissão de Comunicação

[1] Disponível em www.abepss.org.br/oficina-nacional-da-abepss-17

Olá, converse conosco pelo WhatsApp